Atualmente o mercado de trabalho cresce sob uma gama de conceitos baseados nas novas tecnologias, na globalização, nas culturas sociais e organizacionais, na responsabilidade social e na administração de pessoas. Essas características influenciam no desenvolvimento das instituições e fornecem subsídios para a utilização da comunicação corporativa.
A comunicação corporativa compreende os sistemas de comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse, dessa forma, esta atividade concede oportunidades para o profissional de Relações Públicas (RP).
As Relações Públicas são responsáveis por fortalecer a imagem das organizações e administrar os seus relacionamentos com os seus públicos de interesse. Segundo Kunsch (2003, p.95).
As relações públicas enfatizam o lado institucional e corporativo das organizações. Em síntese, como atividade profissional, elas:
· Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamento de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.
· Supervisionam e coordenam programas de comunicação com públicos – grupos de pessoas que se auto-organizam quando uma organização os afeta ou vice-versa.
· Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura passam as organizações e podem despontar dentro de muitas categorias: empregados, consumidores, governos, sindicatos, grupos de pressão etc.
O profissional de Relações Públicas por gerenciar os relacionamentos entre públicos e organização é relevante para o processo comunicacional e compete com a realidade atual das instituições.
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