domingo, 5 de junho de 2011

Comunicação Integrada

A globalização e as novas tecnologias trouxeram oportunidades para a área da comunicação, pois o mercado atual exige processos de comunicação estruturados, troca de informações eficazes e estratégias que evidenciam a identidade e a imagem organizacional.
Mediante as exigências do mundo globalizado o comunicador tem o papel de realizar a interação estratégica entre a organização, o ambiente em que está inserida e os seus stakeholders. Portanto, a comunicação na era da globalização torna-se o plano fundamental para a existência das Relações Públicas.
As Relações Públicas são uma área da comunicação que lida com a administração estratégica dos relacionamentos entre uma organização e seus públicos, visando o cumprimento dos objetivos empresariais, a responsabilidade social e a integração das pessoas no contexto social.
Para que as Relações Públicas possam ser trabalhadas de maneira eficaz e condizerem com a realidade organizacional é necessário que haja ferramentas de comunicação capazes de transmitir as mensagens de forma clara e precisa.
As Relações Públicas devem atentar-se as características e políticas da organização, pois a comunicação organizacional não se baseia somente na troca de informações entre a organização e os públicos, mas também na imagem da organização perante a opinião pública.
Sendo assim, é preciso um estudo da comunicação organizacional que abranja as dimensões empresariais: administrativa, interna, mercadológica e institucional.
  A união das dimensões empresariais compõe o pressuposto da comunicação integrada. A comunicação integrada permite uma sinergia entre as áreas da empresa, ou seja, uma cooperação e ligação entre as áreas trabalhando – as como um ciclo onde uma área depende da outra. 
            Diante das realidades organizacionais e da importância da comunicação integrada, percebe-se que a comunicação pode ser desenvolvida em qualquer organização, independente do porte, ramo, segmento ou natureza e quanto mais complexa for a organização mais importante são as análises, as propostas, os planos de ação e as ferramentas de comunicação.

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