terça-feira, 8 de março de 2011

Relações Públicas - Um pouco de história


            Relações Públicas é uma função da administração, que ajuda a estabelecer e manter a compreensão mútua entre a organização, e seus públicos. Esta atividade trata do relacionamento intra e interpessoal, visando  administrar os conflitos, utilizando-se do mercado da comunicação, tornando-se essencial no processo da humanização e das diferentes formas de relacionamento .
As Relações Públicas teve início no Brasil, no ano de 1914 com a empresa Tramway Light and Power, que por necessidade de obter um melhor relacionamento com a imprensa, criou um setor de Relações Públicas especializado. O desenvolvimento das atividades ocorreu no ano de 1954, quando fundada a Associação Nacional de Relações Públicas (ABRP) com o objetivo de promover o ensino e a prática da profissão com ética, disciplina e lealdade.
Já no ano de 1967, pelo decreto lei nº 5.377 a profissão de Relações Públicas foi reconhecida e regulamentada. No entanto, com a ditadura militar todas as áreas de comunicação receberam algumas restrições e não foi diferente com as Relações Públicas, as empresas tinham receio de expressar publicamente suas opiniões e isso fez com que a atividade que se mostrava tão democrática operasse apenas na área interna das empresas. Com o fim da Ditadura as atividades voltaram a se estabelecer e as empresas foram obrigadas a aumentar sua transparência e o diálogo com a sociedade.
Atualmente o mercado exige que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas e estabelecer uma adaptação das pessoas em geral neste processo. Cada vez mais, é de interesse das empresas oferecerem soluções a estes problemas causados por mudanças e/ou comportamentos.
É neste contexto que destacamos a importância da atividade de Relações Públicas, como o profissional que mais se adéqua para lidar com estes conflitos, mantendo através de ações estratégicas a boa imagem da organização junto aos seus públicos de interesse e sociedade como um todo.
Atribuí-se ao profissional de RP a ser o intermediador, o administrador dos relacionamentos institucionais de negócios da empresa, segundo Margarida Kunsch “As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade hoje. A velocidade das mudanças que ocorrem em todos os campos que impele a um novo comportamento institucional das organizações perante a opinião pública. Elas passam a se preocupar sempre mais com as relações sociais”.
Constata-se assim a importância do profissional de Relações Públicas, pois está fortemente vinculada a necessidade de evidenciar e entrelaçar a comunicação para que seja alcançada a excelência no relacionamento.
Contudo, pode-se afirmar que a profissão de Relações Públicas impulsiona o desenvolvimento e o progresso das organizações, tornando-se indispensável a sua valorização, conscientizando os empresários de sua necessidade para que a organização tenha um diferencial no serviço prestado aos seus públicos e também com a comunicação entre eles. 

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